Portuguese English Spanish

Blog

Segundo informações do Centro para Controle e Prevenção de Doença, organização dos EUA, cerca de 610 mil pessoas morrem, por ano, devido a algum tipo de doença cardíaca, o que equivale a 1/4 das mortes no país. A saída pode estar por trás de um novo e potente remédio contra o colesterol, recém-aprovado pela FDA - sigla para Administração de Alimentos e Fármacos, agência reguladora de medicamentos em terrritório estadunidense - e pela EMEA, agência europeia. 

Indicado para pacientes com condições hereditárias e com alto nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o Repatha, também conhecido como Evolocumabe, apresentou resultados surpreendentes. Em pesquisa feita com dois grupos, pacientes que receberam o medicamento por 12 seamanas, apresentaram redução de 60% do LDL, em relação ao segundo grupo, manipulado com um placebo. De fabricação do laboratório Amgen, o Repatha é uma nova classe de medicamentos que atuam no fígado reduzindo o colesterol. Injetável, o medicamento pode ser ministrado de duas maneiras, de acordo com indicação médica, seja a cada quinze dias ou mensalmente, por meio de uma caneta aplicadora.

Sem expectativa de chegada ao Brasil: embora já tenha sido comunicada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por regular os medicamentos, informou que ainda não há prazo para a chegada do medicamento ao Brasil. O pedido de aprovação foi feito nos mesmos moldes das indicações que o validaram nos Estados Unidos e na Europa.