Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e o sistema nervoso central. Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. Há alguns anos a doença vem ganhando destaque no Brasil porque uma atriz muito conhecida está sofrendo com ela.

Durante este mês falou-se muito sobre o uso de celulas tronco para combater a esclerose múltipla. Mas, o procedimento ainda não tem eficiência comprovada no combate a doença inflamatória e até o momento autoimune.

Os danos à mielina causam problemas na comunicação entre o cérebro, medula espinhal e outras áreas do seu corpo. Esta condição resulta na degeneração dos próprios nervos e o processo é irreversível. Ao longo do tempo, os danos causados da mielina vão causando lesões no cérebro, que podem levar à atrofia ou perda de massa cerebral.

A esclerose múltipla pode ser controlada, mas, ainda não tem cura. O tratamento é dedicado em minimizar as crises, controlar os sintomas e reduzir o progresso da doença. Hoje, no Brasil, já existem diversas opções de tratamento, através de cápsula oral diária ou injeções diárias, semanais e mensais.

O medicamento Aubagio é utilizado no controle da esclerose múltipla. A  substância ativa do medicamento é teriflunomida. Aubagio  é comprimido para ser administrado via oral, e é indicado para reduzir a frequência dos surtos e para retardar o acúmulo de incapacidade física.

Mais informações sobre a doença você encontra no site da Abem (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla).