Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Produzido sob a substância ativa fumarato de dimetilo, o Tecfidera recebeu aprovação da European Medicines Agency (EMA) para tratamento de pacientes com esclerose múltipla, doença crônica, neurológica, que é progressiva e autoimune - ou seja, quando as células de defesa do nosso corpo atacam o próprio sistema nervoso provocando lesões no cérebro e na medula. A substância ativa do Tecfidera, o fumarato de dimetilo, atua na ativação de uma proteína chamada 'Nrf2', responsável por regular certos genes que produzem antioxidantes que protegem as células de danos provocados pela EM.

Portanto, o Tecfidera reduz a inflamação e ajuda na recuperação da atividade do sistema imunológico, o que foi comprovado em dois testes considerados pela EMA. No primeiro, envolvendo 1.234 pacientes, a administração do Tecfidera representou uma taxa de apenas 27% em pacientes que apresentaram recaída ao longo de dois anos, contra 46% de um tratamento simulado (placebo). O segundo teste, com 1.417 pessoas, demonstrou novamente a eficávia do Tecfidera na redução do número de recidivas: 0,2 do Tecfidera contra 0,3 do acetato de glatirâmero e 0,4 do placebo, por número de recaída por paciente analisado.

Indicado para pacientes adultos com esclerose múltipla recorrente-remitente, o medicamento deve ser iniciado e supervisionado por um médico com experiência no tratamento da doença. Disponível na forma de cápsulas (120 e 240 mg), administrado por via oral com alimentos, o Tecfidera é administrado, no geral, por uma dose de 120 mg, duas vezes ao dia, nos primeiros sete dias e, posteriormente, aumentada para 240 mg, igualmente duas vezes ao dia. Sob indicação médica, a dose pode ser reduzida temporariamente em pacientes que apresentem efeitos colaterais como rubor e problemas gastrointestinais.