Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o diagnóstico. Ela não é hereditária. Ela ocorre quando há dano no DNA das células na medula óssea, que leva ao seu desenvolvimento anormal em células malignas. Não se sabe ao certo porque isso acontece, porém acredita-se que ela pode aparecer após a exposição a alguns compostos químicos, radiação e mesmo algumas drogas da quimioterapia.

Conhecida também como leucemia mielogênica aguda, é a forma da doença que mais atinge adultos. É um câncer da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela proliferação rápida de células anómalas e malignas - os blastos - que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas.

Os glóbulos brancos passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função de proteger o organismo contra corpos estranhos que podem vir a causar vários tipos de mal. Em grande quantidade na medula óssea, eles bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum da doença.

Os primeiros sintomas da LMA são, na maioria das vezes, inespecíficos e podem ser semelhantes aos da gripe ou de outras doenças mais comuns. Alguns possíveis sintomas generalizados, incluem febre, fadiga, perda de peso corporal ou perda de apetite, falta de ar, anemia, hematomas, hemorragias, petéquias, dor óssea, dor nas articulações e infecções frequentes e/ou persistentes. Pode ocorrer esplenomegalia, mas geralmente é transitória e assintomática. A linfadenopatia é rara na LMA, em contraste com a leucemia linfoblástica aguda.

Caso apresente algum dos sintomas não deixe de procurar assistência médica. Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes.