Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

Em maio de 2022, a Food and Drug Administration - agência reguladora de medicamentos dos EUA -  concedeu aprovação ao Dupixent para o tratamento de esofagite eosinofílica (EoE) em adultos e pacientes pediátricos com 12 anos ou mais - que pesem pelo menos 40 kg. Produzido sob a substância ativa dupilumab, o Dupixent é o primeiro medicamento aprovado pela FDA para um tratamento de EoE. De acordo com Jessica Lee, Diretora da Divisão de Gastroenterologia do Centro de Avaliação e Avaliação de Medicamentos da FDA, a aprovação concedida ao Dupixent tem o objetivo de combater o avanço de casos da doença.

“À medida que pesquisadores e médicos adquiriram conhecimento sobre esofagite eosinofílica nos últimos anos, mais casos do distúrbio foram reconhecidos e diagnosticados nos EUA. A aprovação do  Dupixent preencherá uma importante necessidade não atendida para o número crescente de pacientes com esofagite eosinofílica”, disse a executiva da FDA. Vale ressaltar que a esofagite eosinofílica é um distúrbio inflamatório crônico no qual os eosinófilos, um tipo de glóbulo branco, são encontrados no tecido do esôfago. Pacientes adultos e adolescentes apresentam sintomas como dificuldade para engolir, dificuldade para comer e comida presa no esôfago. 

De acordo com a FDA, "a eficácia e segurança de Dupixent em EoE foi estudada em um estudo randomizado, duplo-cego, de grupos paralelos, multicêntrico, controlado por placebo, que incluiu dois períodos de tratamento de 24 semanas (Parte A e Parte B) que foram conduzidos independentemente em grupos separados de pacientes. Na Parte A do estudo, 60% dos 42 pacientes que receberam Dupixent atingiram o nível predeterminado de eosinófilos reduzidos no esôfago em comparação com 5% dos 39 pacientes que receberam placebo". 
 
O documento da FDA relata que "os pacientes da Parte A que receberam Dupixent tiveram uma melhora média de 22 pontos em sua pontuação DSQ em comparação com 10 pontos em pacientes que receberam placebo. Na Parte B, 59% dos 80 pacientes que receberam Dupixent atingiram o nível pré-determinado de eosinófilos reduzidos no esôfago em comparação com 6% dos 79 pacientes que receberam placebo. Os pacientes da Parte B que receberam Dupixent tiveram uma melhora média de 24 pontos em sua pontuação DSQ em comparação com 14 pontos em pacientes que receberam placebo".