Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Produzido sob a substância ativa pirfenidona, o Esbriet é um dos medicamentos há mais tempo aprovados pela European Medicines Agency, órgão regulador de medicamentos na União Europeia, para o tratamento de Fibrose pulmonar idiopática (FPI). Comercializado pela Roche, o Esbriet recebeu a autorização de introdução ao mercado em 2011, após rigorosa análise do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), que constatou a eficácia no tratamento de adultos com a doença. Antes disso, em 2004, o Esbriet foi considerado medicamento órfão, aprovação com urgência para doenças consideradas raras, como a FPI.

A Fibrose pulmonar idiopática é uma doença pulmonar com potencial letal, já que torna o tecido do pulmão espessos e rígidos, com cicatrizes capazes de limitar a capacidade respiratória, fazendo com que o órgão perca a sua natural capacidade de absorver e transferir oxigênio para a corrente sanguínea. A doença, de longa duração, causa infecções pulmorares, falta de ar grave e tosse persistente. Com causas desconhecidas, a FPI tem baixa incidência e, de acordo com os estudos da EMA, o Esbriet mostrou eficácia no tratamento de pacientes com a doença.

Isso porque a substância ativa pirfenidona retarda a progressão da doença, ao reduzir a produção de fibroblastos, bem como outras substâncias que provocam a formação do tecido fibroso. A aprovação da EMA foi concedida após a análise de dois estudos, que envolveram 779 pacientes com FPI. Ambos compararam o remédio a um tratamento simulado (placebo) e consideraram a eficácia na alteração do funcionamento do pulmão após o período de 72 semanas de tratamento. Para isso, foi medida a capacidade vital forçada (CVF), ou seja, a quantidade máxima de ar que o paciente consegue expirar com força, após inspirar profundamente.

No primeiro, o Esbriet foi oferecido em três doses diárias de 801 mg, enquanto no segundo estudo a dose foi reduzida para 399 mg. Na comparação, em ambas as dosagens, o medicamento demonstrou eficácia, já que os pacientes apresentaram menor redução de CVF em relação ao tratamento simulado. O Esbriet está disponível em forma de cápsulas (267 mg) ou comprimidos (267, 534 e 801 mg), que devem ser tomados durante as refeições. Sua dosagem é aumentada de forma constante, após indicação de um especialista.