Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

A Food and Drug Administration, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, concedeu aprovação ao Aduhelm para o tratamento de Alzheimer. Produzido sob a substância ativa aducanumab, o medicamento recebeu aprovação acelerada - destinada a medicamentos dedicados a doenças sérias e que provocam risco de morte - por se mostrar eficaz no tratamento para amenizar os sintomas da doença debilitante que afeta mais de 6,2 milhões de americanos por ano.


De acordo com a Food And Drug Administration, o Aduhelm recebeu aprovação por ser o primeiro medicamento a de dedicar à fisiopatologia fundamental da doença, mostrando significativas melhoras nos pacientes com Alzheimer. Sua eficácia foi comprovada em três estudos separados, envolvendo um total de 3.482 pacientes. Os pacientes foram divididos em estudos duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo de variação de doses em pacientes com Alzheimer.

Em comunicado oficial, a agência informa que "os pacientes que receberam o tratamento tiveram redução significativa da placa beta amiloide, dependente da dose e do tempo, enquanto os pacientes no braço de controle dos estudos não tiveram redução da placa beta amilóide". Além disso, o aval concedido pela FDA tem como finalidade estimular mais pesquisas sobre o tratamento da doença, segundo a diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, Patrizia Cavazzoni.

"A doença de Alzheimer é uma doença devastadora que pode ter um impacto profundo nas vidas das pessoas diagnosticadas com a doença, bem como em seus entes queridos. As terapias disponíveis atualmente tratam apenas os sintomas da doença; esta opção de tratamento é a primeira terapia a direcionar e afetar o processo de doença subjacente do Alzheimer. Como aprendemos com a luta contra o câncer, o caminho de aprovação acelerado pode levar terapias aos pacientes mais rapidamente, estimulando mais pesquisas e inovações”, afirmou a executiva.