Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Produzido sob a substância ativa enzalutamida, o Xtandi é um medicamento contra o câncer que é destinado para o tratamento de homens com tumores de próstata. Recomendado para quando o câncer é metastático, ou seja, quando se espalhou para outras partes do corpo, o medicamento foi aprovado pela European Medicines Agency, órgão regulador de medicamentos da União Europeia. Após uma série de estudos, ficou comprovado que o medicamento é dedicado aos casos em que o câncer foi resistente ao tratamento para diminuir a produção de testosterona ou após a remoção cirúrgica dos testículos, bem como em casos do tratamento com docetaxel não apresentar ou deixar de apresentar efeitos. De acordo com a agência, também é indicado quando a terapia hormonal não funcionou e o paciente ainda não precisa de quimioterapia.
Segundo o relatório da EMA, a substância ativa do Xtandi atua bloqueando a ação de testosterona e de outros hormônios masculinos, conhecidos como androgênios. Ao bloquear os receptores que ligam esses hormônios, a enzalutamida retarda o crescimento do câncer de próstata. Para câncer de próstata metastático, o Xtandi foi comparado com um placebo em um estudo principal que incluiu 1.199 pacientes com câncer de próstata metastático, resistente à castração e que foram previamente tratados com docetaxel. No estudo, o Xtandi foi mais eficaz do que o placebo no prolongamento da vida dos pacientes, que viveram, em média, 18 meses, contra 14 meses do outro grupo.
 
Em um segundo estudo, com outros 1.401 pacientes com câncer de próstata não metastático, o Xtandi foi comparado com um placebo em um estudo com casos clínicos de câncer de próstata resistente à castração e com alto risco de se tornar metastático. No relatório divulgado pela EMA, os pacientes que receberam o Xtandi viveram, em média, 37 meses sem que a doença se tornasse metastática. Já os pacientes que receberam o placebo, viveram, em média, 15 meses sem a progressão da doença.