Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

Dedicado ao tratamento de pacientes com câncer de mama HER2 positivo precoce e com alto risco de recorrência, o Perjeta (pertuzumab) foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, para uso em combinação com trastuzumabe e quimioterapia. O medicamento também recebeu a aprovação da European Medicines Agency (EMA), versão europeia do órgão regulamentador, que reconheceu a eficácia do Perjeta contra o HER2 positivo, que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama - além de tratamento do câncer de mama metastático, inflamatório ou em estágio inicial e câncer de mama precoce com alto risco de reincidência.

Já a Anvisa concedeu a aprovação ao Perjeta para câncer de mama metastático em combinação com trastuzumabe e docetaxel, para pacientes com câncer de mama HER2-positivo metastático ou localmente recorrente não ressecável, que não tenham recebido tratamento prévio com medicamentos anti-HER2 ou quimioterapia para doença metastática. Já para o tratamento Neoadjuvante de Câncer de Mama, recebeu aprovação em combinação com trastuzumabe e quimioterapia, para o tratamento neoadjuvante de pacientes com câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, inflamatório ou em estágio inicial com elevado risco de recorrência.

Pela EMA, a aprovação ao Perjeta veio após estudo com 808 adultos com câncer de mama metastático HER2-positivo não previamente tratado, comparados a um placebo - os dois administrados em conjunto com trastuzumab e docetaxel. O principal parâmetro de eficácia foi a sobrevida sem progressão do tumor: 18,5 meses sem agravamento da doença aos manipulados com Perjeta x 12,4 meses aos pacientes que receberam placebo. Em outros dois estudos, também encomendados pela EMA, o Perjeta foi manipulado em um grupo de 642 pacientes com estágios anteriores da doença e que tivessem passado por cirurgia.

O Perjeta foi combinado a trastuzumab ou quimioterapia ou ambos e apresentou eficiência: 46% dos pacientes que receberam Perjeta, trastuzumab e docetaxel responderam ao tratamento; 29% manipulados com trastuzumab e docetaxel também responderam. No segundo estudo, a taxa de resposta ao tratamento variou de 57% a 66% da administração de Perjeta com trastuzumab e medicamentos quimioterápicos. Já a aprovação da FDA Baseada em dados do APHINITY (NCT01358877) - um estudo em 4.804 pacientes em estágio inicial da doença, com modelo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo - a aprovação considerou a manipulação do Perjeta - ou placebo - em combinação com trastuzumab adjuvante e quimioterapia.